"Ripando" um DVD e Codificando em DivX;-)

Antes de mais nada você precisará ter as ferramentas básicas que iremos usar neste tutorial, a primeira e mais evidente delas é o codec DivX;-), que pode ser obtido gratuitamente deste link http://divx.ctw.cc/index_main.html; o programa de conversão FlaskMpeg http://go.to/flaskmpeg, também gratuito, e os programas para "ripar", aqui usaremos o CladDVD. Mas tenha sempre ao menos dois "rippers" instalados, nenhum deles "ripa" todos os títulos, ter pelo menos dois, como o Clad e o DOD é sempre uma boa idéia. Estes "rippers", "freeware", podem ser obtidos deste link http://www.digital-digest.com/dvd/downloads/ripping.html.

Para posterior gravação em CD's apenas use o seu gravador (que não é "freeware" =) ) e seu programa de gravação favorito, como EZCD Creator ou Nero.
Para assistir o seu DivX;-) você pode usar o Windows Media Player, mas ele é extremamente limitado, para assistir seus filmes codificados nada melhor que o Micro DVD, também grátis, http://aw-clan.gnw.de/mdvdp/. O Micro DVD além de permitir a criação de "inis" e com isto assistir a um DivX;-) como se fosse um DVD normal, com menus, opções de legendas, etc. ele também já vem com suporte para o controle remoto da Sigma (http://www.sigmadesigns.com) desta forma você nem precisa se preocupar em criar macros para fazer com que seu controle remoto funcione com este player.
Outra necessidade deste processo é que você tenha suficiente espaço em disco rígido e use um sistema dotado de processador ao menos razoável, um Celeron ou Pentium II de 400 MHz é o mínimo aconselhável, memória não é essencial e mesmo 64 MB já são mais do que suficientes. Aqui uso um Pentium III @ 975 MHz, mesmo assim o trabalho de codificação de um filme pode levar até 10 horas, dependendo da duração e opções usadas, portanto é interessante que este trabalho seja feito durante a noite, embora nada impeça que você use seu computador para outras tarefas triviais enquanto a compressão é feita.

IMPORTANTE: Este processo destina-se apenas a PC's , Macintoshes não são máquinas apropriadas para trabalhos pesados deste tipo. Foram conduzidas experiências que demonstraram que um Pentium III de 700 MHz é 21 vezes mais veloz que um Macintosh G4 de 450 MHz para a codificação de filmes, isto porque no teste em questão o G4 utilizou o codec Sorenson para Quicktime, que é bem mais leve que Mpeg 4, ao passo que o PIII utilizou o bem mais exigente DivX;-) Mpeg-4. Para reprodução DivX;-) pode ser utilizado um G4, com o Windows Media Player para Mac. Os Macs com processador G3, como os conhecidos iMac, não têm potência para reprodução e, obviamente, nem para codificação.
Como eu disse anteriormente, este tutorial irá dar o "empurrão" inicial, existem inúmeros outros "macetes", como ripar separadamente diferentes legendas, montar menus, dividir e juntar arquivos, etc. É possível que no futuro eu escreva mais um pouco sobre o assunto, criando tutoriais à parte para estas técnicas um pouco mais avançadas.

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

 

 

É vedada a cópia total ou parcial deste artigo sem a expressa concordância do autor.